Torel Palace

Gótico, Hostel, História, Charme, Graça, Elegante

Encantador hotel, de cinco estrelas, com 24 quartos e suítes, um restaurante, spa e uma piscina.
Datado de 1861, o palacete Campos Navarro transformado agora em Torel Palace Porto foi cuidadosamente reformado, mantendo ao máximo as suas características originais.
O palácio - típico da burguesia da época - é um dos mais ilustres exemplares do período da arquitetura romântica portuense.

No Torel Palace Porto, a questão de base foi conciliar as características do edifício e o seu estilo clássico com o conforto e comodidade da decoração contemporânea.
Os espaços comuns foram pensados de modo a respeitar a história e antiguidade do palacete, criando um espaço atual.
Nesse sentido, a estrutura arquitetónica foi mantida, sendo a intervenção essencialmente ao nível do mobiliário,integração das casas de banho, paredes, cores e da iluminação.
A intenção foi realçar a beleza do palacete restaurando o seu esplendor, como se pode ver no lobby, na escadaria ou na claraboia que é, sem dúvida, o ex-libris do hotel.

Todo o conceito foi baseado na literatura portuguesa e nos grandes autores, através de um indicio que encontrámos nos tectos de algumas das salas...
Por isso mesmo, resolvemos dar a cada quarto um nome de autor.Para revelar e marcar melhor a identidade de cada um, a decoração foi pensada com muito cuidado e foram encomendados objectos e obras especificas.
Relativamente as casas de banho, projectamos uns cubos gigantes, inteiramente forrados a espelho, plantados no centro de alguns dos quartos, o que acabaram por ser as peças mais contemporâneas deste recuperação.
O jogo de imagens refletidas, pode confundir os menos atentos, mas têm uma função muito precisa: esconder as casas de banho e televisões...
Os seus interiores são revestidos a mármore e os lavatórios em onyx retro iluminados.
Foi também projectada uma biblioteca, como não podia deixar de ser , na linha clássica e romântica do projecto ,tentando proporcionar o gosto pela leitura evocando a magia dos livros a saírem das prateleiras e voarem pelo teto ... Foram também selecionados objectos de época e mais livros dos vários autores.
Quanto ao Restaurante foi planeado aos dias de hoje mas sob o tema do livro de Jose Saramago, o Ensaio sobre a cegueira, Resultando num espaço contemporâneo, cosy, muito elegante e super especial...
No exterior, conseguimos implementar uma pequena piscina e a esplanada do restaurante . Tudo feito de raiz com o intuito de trazer ao palacete um espaço exterior que não existia e que fazia toda a falta de maneira a conseguir dar a vivência que este espaço pedia.